Compilação: All Shook Up - Carl Perkins

Depois de muito tempo distante, venho lhes indicar esse artista dos prímórdios do rockabilly, Carl Perkins, e passar uma mensagem às pessoas. 

Nota: [] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 10

Como faz muito tempo que eu não escrevo coisa alguma, tenham paciência. Vou devagar. Vai ter mais coisas, eu estou já preparando algumas outras postagens, mas vou devagar. Nada para retomar um hábito do que falar de origens, e este é o caso com este artista aqui que venho indicar hoje, o Carl Perkins.

E eu escolhi uma coletânea dele que acho bem legal para curtir em momentos que se quer espantar a tristeza. Vocês devem conhecer grande parte da produção dele por artistas do calibre de Elvis Presley, Chuck Berry ou Eric Clapton. Ele é sim, meio desconhecido no meio midiático (e se depender desse meio, vai continuar sendo), mas foi pivotal para que o gênero rock se popularizasse tão rapidamente, porque em grande parte da produção musical dos artistas mais conhecidos daquele início do rock ele esteve envolvido.

Elvis Presley foi um cara que se utilizou de hits de Perkins. Claro que Perkins também tocava música dos outros, como Elvis fazia, mas curiosamente Perkins se tornou menos conhecido, mesmo fazendo parte da mesma galeria de artistas daquela época, circa anos 50.

Eu escolhi essa compilação para apresentar rapidamente o trabalho do cara para quem não conhece; também escolhi porque é a única compilação dele em mídia física que eu tenho; e também escolhi esse artista porque eu gosto de divulgar os artistas menores em termos de grande público, os que sempre receberam pouca visibilidade.

Aqui temos vários hits dos tempos do onça, só de músicas que eu me lembro por causa do Elvis, temos clássicos como "Blue Suede Shoes", ou mesmo a música-título da compilação, "All Shook Up", a primeira que o Elvis gravou na vida, "That's Alright Mama", depois "Jailhouse Rock" e ainda "Hound Dog"; todas, claro, com Perkins aqui mandando suas versões, que são bastante parecidas, até no estilo da voz que é ligeiramente semelhante, embora não com tanto suingue; tão parecidas, que dá pra se passar tranquilo por um disco do Elvis. A produção também é boa, não tem aqui faixas com chiado de época, nada disso, até porque Perkins gravou essas versões entre as duas décadas finais do século XX, então não tem esse problema.

Ainda você conta com faixas como "Maybelline" e "Roll Over Beethoven", cujo primeiro cara que me vem à cabeça é Chuck Berry. Enfim, é um disco com performances do Perkins contendo 12 clássicos do rock inesquecíveis e que eu sempre gosto de ouvir quando eu quero dar aquela quebrada nas coisas mais pesadas e carregadas de drama que eu geralmente ouço. Esses dias atrás eu estava montando a árvore de Natal com a filha, e desci toda minha coleção de jazz e rockabilly, então lá tinha o Elvis, o Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, o Nat King Cole, e aí eu achei esse CD do Carl Perkins lá no meio. Coloquei tudo pra rodar enquanto montávamos a árvore, e fiquei lá redescobrindo um pouco da magia do feriado nesses tempos malucos que vivemos.

Está em falta esse nosso velho espírito festivo e mais otimista em relação à vida. Eu sei que está muito difícil de nutrí-lo, porque é só notícia ruim, e as coisas não são nada fáceis, mas Elvis, Frank, Perkins, minha filha e aquela árvore, me fizeram lembrar que temos uma vida para tocar pela frente, e que quanto mais deixamos, mais o desânimo toma conta. Aí fomos montando a coisa, Frank cantava "I've Got You Under My Skin", e depois entoava "That Old Black Magic", aí minha esposa juntava no bolo para montar a árvore, eu trocava Frank por Jerry Lewis alegando que gostava mais da versão dele, depois eu assistia minha filha cantarolando "Bridge Over Troubled Water" pelo Elvis, e depois fazendo dancinha enquanto tocava "Whole Lotta Shakin' Goin' On" pelo Perkins, e assim a gente se alegrava e o ambiente melhorava.

Para fechar, fica essa dica minha para vocês: levem o que é clássico para as festividades de final de ano. Estamos em um período de renascimento, e em que não podemos desistir e deixar a peteca cair. Lembremos de nossas origens. Eles pedem aí fora para você, "esqueça o passado, mate-o se for necessário". Não é assim? Uma nova forma de "normal". Eu digo NÃO! Eu digo "lembre-se de quem você é"! Lembre-se, nunca se esqueça, e não deixe de passar isso para as próximas gerações.

E leve Elvis, Frank e Perkins, e quem mais você quiser para as festas, além de sua família. E mesmo que seja um número reduzido de pessoas, fará muita diferença. Vamos nos alegrar em tempos que pessoas vem no YouTube e lhe dão um milhão de motivos para se entristecer e ficam dizendo que o próximo ano será pior do que esse. Isso não depende deles, depende somente de nós!

E saia cantarolando pela rua! Saia cantando e dançando, e levando luz a quem pensa que não tem mais luz. Te colocar para baixo, quebrar sua vontade de insistir na sua vida, é o que muitos deles querem fazer com você. Não permita! Seja alegre, e tenha o espírito livre e inocente, como era o rock'n'roll em seu período inicial. Renasça! É isso.

All Shook Up (2000)
(Carl Perkins)

Tracklist:
01. Blue Suede Shoes
02. Matchbox
03. Maybellene
04. All Shook Up
05. That's Alright Mama
06. Jailhouse Rock
07. Roll Over Beethoven
08. Hound Dog
09. I'm Walking
10. Whole Lotta Shakin' Goin' On
11. Be-Bop-A-Lula
12. Honey Don't

Selo: Ouver

Discografia:
All Shook Up (2000) - compilação
- Take Me Back (1993)
- Friends, Family & Legends (1992)
- Born to Rock (1989)
- Disciple in Blue Suede Shoes (1984)
- Presenting (1982)
- This Ole House (1982)
- Country Soul (1981)
- Country Soul (1979)
- Ol' Blue Suede's Back (1978)
- My Kind of Country (1973)
- On Top (1969)
- Country Boy's Dream (1967)
- Whole Lotta Shakin' (1958)
- Dance Album (1957)

Comentários