Web Série Musical: Alexander Theatre Sessions - Poets of the Fall

Fomos agraciados com uma surpresa em Janeiro agora. Uma série musical capitaneada pela banda finlandesa Poets of the Fall. Essa está sendo a próxima empreitada na carreira dessa banda que tanto admiro.

A ideia deles é aproveitar a suntuosa estrutura do teatro finlandês para executarem versões acústicas de seus sucessos antigos e novos durante todo ano de 2020. Uma ideia bastante ousada! Sem plateia, apenas Mark com sua bela voz e Olli com seu violão executando músicas da banda e explorando ao máximo a acústica do belíssimo teatro.

Uma ideia bastante parecida foi feita pelo músico John Mayer em 2017, mas foi abortada no meio do caminho. Achei uma pena, mas o produto final foi entregue, que foi o belo CD The Search for Everything. Mayer estava lançando seu novo disco em partes pequenas. Ele iria lançar um lote de músicas em um mês, outro no mês seguinte, e assim por diante. Eu comecei a acompanhar a ideia dele e falei sobre o primeiro e sobre o segundo lotes, para depois culminar no CD final.

Não sei se o Poets vai lançar um CD ou mesmo um DVD ao final deste novo projeto deles, mas a ideia é eles fazerem um evento episódico em 2020: uma música por mês. Pessoalmente eu estou adorando isso! Tanto, que já chupei as duas músicas já lançadas do YouTube para mp3 e dei uma editada para tirar os intervalos longos entre o final e o começo das faixas para poder escutar essas versões no meu carro. Foi aí que decidi fazer esta postagem para acompanhar o projeto até Dezembro deste ano, e ver o que mais vão fazer. Todo mês eu vou postar uma música nova aqui com um pequeno comentário, por isso, voltem todos os meses para verem o que a banda lançou de novo. Não temos informações do setlist, está sendo uma surpresa todos os meses, portanto, confiram junto comigo.

Antigamente eu não costumava ser muito chegado a versões acústicas, mas o Whitesnake me ensinou a apreciar a ideia. Ainda prefiro as músicas como foram originalmente gravadas, mas ouvir as performances de Olli com o violão é um enorme privilégio! Abaixo, o set de músicas, conforme ele se desenvolve ao longo do ano, e ao final da experiência, uma pequena avaliação. A Web Série está sendo transmitida no perfil da banda pelo YouTube, e eu vou postar meu comentário cada mês, que vocês poderão acessar pelos links abaixo, e também acompanhar a série pelos vídeos no final desta postagem. Quem for fã do Poets, irá gostar muito. Os caras já apresentaram versões acústicas antes de suas músicas uma penca de vezes, mas nunca neste formato que iremos ver. Preparados? Boa diversão! E espero sinceramente que lancem isto em CD e DVD no final!

(ATUALIZAÇÃO 23/11/2020) O Poets of the Fall lançou oficialmente estas apresentações em CD, vinil e (pasmem!) fita cassete! Uau! Como eu infelizmente não sou milionário, adquiri o CD (fiz a pré-compra dele) e assim que o tiver em mãos, falarei sobre ele. Por enquanto, vou deixá-los com uma bela imagem da capa do disquinho que também usarei para a minha mini-resenha. No meio do ano eu havia falado com o Captain pelo Instagram (sim, tenho uma conta só pra acompanhar alguma coisa ou outra, mas não uso, não sei como usar aquele negócio!) e ele havia me garantido que um CD dessas performances até sairia, mas um DVD ele não garantiu. Achei uma pena, pois as filmagens ficaram muito bonitas para mim! Mas enfim, teremos o CD para guardarmos na nossa coleção e poder escutar sem estarmos conectados. Agradeço imensamente o Captain por ter me dado essa boa surpresa no meio do ano.



Alexander Theatre Sessions (2020)
(Poets of the Fall)

Setlist:
Episódio 01: King of Fools (Janeiro)
Episódio 02: War (Fevereiro)
Episódio 03: The Sweet Escape (Março)
Episódio 04: Dreaming Wide Awake (Abril)
Episódio 05: Fragile (Maio)
Episódio 06: False Kings (Junho)
Episódio 07: Angel (Julho)
Episódio 08: Lift (Agosto)
Episódio 09: Jealous Gods (Setembro)
Episódio 10: Children of the Sun (Outubro)
Episódio 11: Rebirth (Novembro)
Episódio 12: Carnival of Rust (Dezembro) - em breve
---
Resenha do CD: Alexander Theatre Sessions - Poets of the Fall - em breve

Perfil no YouTube: Poets Of The Fall Band

Poets of the Fall é:
Marko Saaresto: voz
Olli Tukiainen: violão (1-6 / 10-11)
Markus "Captain" Kaarlonen: piano (7-11)

Músicos de apoio:
Jaska Mäkinen: violão (4-6 / 10-11)
Jani Snellman: cello (4-6 / 10-11)
Jari Salminen: percussão (10-11)

Participação: quarteto Triosis+ (10-11):
- Iiris Pyrhönen-Koivula: violino
- Klaara Pyrhönen: violino
- Vilma Pyrhönen: violino
- Elina Susiluoto: cello

Discografia:
- Alexander Theatre Sessions (Jan-Dez/2020) - Web Série/CD
Ultraviolet (2018) (*)
Clearview (2016) (*)
Jealous Gods (2014) (*)
Live in Moscow 2013 (2013) - DVD (*)
Temple of Thought (2012) (*)
Alchemy Vol. 1 (2011) (*)
Twilight Theater (2010) (*)
Best of Poets of the Fall (2009) - compilação
Revolution Roulette (2008) (*)
The Ultimate Fling (2008) - SINGLE (*)
Carnival of Rust (2006) (*)
Signs of Life (2005) (*)

(*) - via A Ciência da Opinião

Site oficial: www.poetsofthefall.com

Playlist:

Comentários