MP3: Sobre Lobos e Homens - Lucas Rinor

Já passou da hora de eu apresentar este cara pra vocês. Conheçam agora um cantor folk brasileiro que nos dá esperanças que a música raiz será renovada: Lucas Rinor. 

Nota: [] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 10

Em 2016, surgiu no cenário um artista que na minha concepção era o que nós precisávamos para termos novas esperanças na música de raiz. Na música folk, country, aquela de toada sertaneja, local, rural, que segue a linha de artistas consagrados do gênero, como Almir Sater, por exemplo. De barba prominente, como um verdadeiro homem do mato, chapéu de couro, botas cheirando à terra e com sua guitarra, seu violão e sua paixão, nos apareceu este rapaz.

Trazendo na sua bagagem melodia, ritmo, poesia e os valores conservadores, Lucas Rinor veio para nos fazer respirar novos ares na música de raiz. E isso é para mim algo maravilhoso, porque eu gosto muito de música folk.

Só um adendo: eu tenho boas e más notícias, como dizem por aí. E as más vão principalmente para os colecionadores, e eu me incluo no meio deles, pois sou um colecionador.

As boas notícias é que o rapaz tem três maravilhosos discos já lançados com belíssimas canções e mais milhares de outras coisas que ele solta sempre lá no canal dele do YouTube.

As más notícias é que infelizmente não se pode adquirir os seus discos na forma física.

Antes até havia, na época deste primeiro disco, Sobre Lobos e Homens, de 2016, uma versão em mídia física, mas ela foi descontinuada, hoje, até onde eu saiba, não se acha mais por aí. Os outros dois sairam direto online, e você pode optar por escutar no YouTube, no Spotify, ou fazer a compra das MP3 através das stores que tem na internet, como a Amazon, Apple Music, etc.

Posso parecer meio romântico ou antiquado nesse sentido, mas eu sou totalmente a favor da mídia física, e não só o CD, mas o vinil também. Sei que às vezes não dá pra produzir por 'n' razões, mas gostaria muito de ver um álbum físico do Rinor um dia, daqueles feito pra tocar no seu radinho e guardar na coleção.

Mas enfim, faz tempo que eu venho me encantando com o som dele, e resolvi então falar finalmente sobre ele. Mas vou fazer algo diferente. Quem além do próprio artista é melhor para apresentar o seu próprio trabalho? O Rinor fez isso. Por isso eu vou colocar os destaques aqui do disco dele e deixar que ele mesmo disserte sobre a música em questão.

A linda "Botas Limpas", um belo country-blues com guitarra a lá Mark Knopfler abre o disco. Palavras de Lucas Rinor. LR: "A busca por um porto já fizeram muitos navios naufragarem nos pedregulhos de praias que a primeira vista pareciam um paraíso, mas por traz da beleza daquelas lindas praias estava o inferno. Sem um guia pra seguir; é necessário serenidade para encontrar o caminho correto. Com retidão; qualquer um pode reiniciar o seu caminho, basta ter botas limpas."

Seguindo, meu destaque agora vai para "O Fundador", uma música realmente para quem já amadureceu, pois só assim se é capaz de entender algo tão profundo, e Rinor explica isso muito bem. LR: "Uma homenagem aos nossos antepassados. Vivemos na ilusão que estamos inventando um novo mundo, mas na verdade amigo, somos crianças sem disposição para crescer. Se tornar um homem envolve sacrifício, dedicação a família e a retidão que apenas o grande espírito pode nos proporcionar. ‘O Fundador’ é mais que uma homenagem é o reconhecimento que essa é a bandeira que devemos resgatar; o fundador é a regra para encontrarmos os caminhos."

"Aqui é o Meu Lugar" é uma tocante melodia sobre pertencer. LR: "O discurso de pertencimento a todos os lugares disfarçado de tolerância nos fez homens sem altar. Aqui é o meu lugar é uma canção feita no Velho Forte, lugar onde guardo as minhas bandeiras." Na mosca, Rinor! Bravo, meu amigo! Não há nada mais infame e hipócrita, infantil mesmo, do que o discurso plástico de tolerância proferido hoje por homens fracos e sem espírito. E por falar em espírito, ouça a linda "O Espírito da Montanha". LR: "Espiritualidade, sim espiritualidade. Se você não entende nada disso não está pronto para ouvir esse disco." Puxa, a quanto tempo eu não ouço alguém cantando algo que eu penso! A melodia folk estilo tema de faroeste é atraente e profunda, coisa de alguém que fala com propriedade.

E por falar em propriedade, temos aqui "Cano e Bala", outro verdadeiro tema de faroeste! LR: "Não é um direito. É um dever de todo homem defender a sua família, a sua propriedade e os seus valores. Então, para alguns é cano e bala. Não seja um covarde, defenda a sua honra. Defenda a sua família." Lembra Gran Torino, o filme. Aquela cara amarrada do Eastwood segurando a espingarda e avisando entre os dentes "saia do meu gramado" ainda será referência para muita gente, e eu partilho das mesmas ideias: família, propriedade, valores.

"Oração da Estrada": balada da pátria. Melhor dizendo, do amor à pátria. LR: "Enquanto não compreendermos que somos uma nação, irmãos envoltos numa mesma bandeira, nunca seremos um grande pais. 'Sigo mantendo a força dos homens justos da minha terra, sigo mantendo a fé na oração da estrada'."

Mais para o finalzinho há uma instrumental que eu me apaixonei da primeira vez que escutei: "Woods". Não sabia bem explicar porquê essa música me cativa tanto, a ponto de eu colocar ela no repeat e escutar trocentas vezes seguidas. Rinor explica. LR: "A paz que essa música transmite já é motivo de sobra para valer o registro. A ligação dessa melodia com a força que as árvores, as montanhas, o vento… a natureza transmite para mim é o motivo dela existir." Caramba, era tão simples! Mas eu tive medo de soar piegas demais!

Vejam quantas coisas maravilhosas que já temos somente em um primeiro registro! Soa como algo novo, mas ao mesmo tempo tradicional, conservando aquele tão fora de moda bom gosto que muita gente se esqueceu! Que o grande espírito da montanha sempre esteja com Lucas Rinor, inspirando seu caminho e suas ideias. Quer um conselho? Ouça este disco com sua família, principalmente em datas festivas. Verá o tamanho da conexão que este disco provoca! Parabéns ao Lucas Rinor por um excelente trabalho, engrandecendo nossa cultura tão maltratada!

Sobre Lobos e Homens (2016)
(Lucas Rinor)

Tracklist:
01. Botas Limpas
02. O Fundador
03. Ninguem Vai Entender
04. Aqui É o Meu Lugar
05. O Espírito da Montanha
06. Cano e Bala
07. Canção do Bandido
08. Oração da Estrada
09. Seguir no Meu Lugar
10. Uma Casa Na Montanha
11. Hino ao Capitão Lepe
12. Festança e Bate Pé
13. Woods (instrumental)
14. As Coisas Que Meu Pai Me Disse (Faixa Bônus)

Selo: Independente

Discografia:
- Rio Grande que Me Espera (2020) - Single
- Pela Highway e Alguns Trocados (2019) - Mini-Disco
- Amanheceu (2019)
Sobre Lobos e Homens (2016)
Informações extras sobre o disco neste link.

Comentários