Além da Música: Edição 01

Salve, pessoal! Vez ou outra, vou aparecer aqui depois de um tempinho, não estou muito certo ainda de quando em quando, mas vou aparecer com indicações que podem abarcar desde alguma banda, até filme, HQ, livro, game, artigo ou qualquer outra coisa que eu achar pertinente. É aquele 2% do site que vou dedicar ao que vai além do conteúdo musical, e um jeito de manter vivo o legado do meu site antigo, mas com um conteúdo bem mais seleto. Esta é a primeira edição. E sim, a imagem é uma referência a um dos meus filmes favoritos. 👽

FILME RECENTE

A primeira indicação que vou fazer é de um filme que eu vi este ano mesmo de 2020, em Janeiro agora. O filme é Richard Jewel, de Clint Eastwood. Trata-se de um excelente drama que mostra a agonia de um segurança que estava em um evento das olimpíadas de 1996 no Centennial Park e descobriu uma bomba no local meia hora antes dela explodir, salvando muitas vidas. Só que a porcaria da mídia entendeu que ele era o responsável pela bomba, e por causa dessa "fake news", o segurança teve a vida revirada. O filme retrata as consequências que uma informação errada ou falsa pode ter na vida de um cidadão que queria apenas fazer o bem. É um drama sensacional e uma história que merece ser assistida, dirigida por este grande cronista da vida americana, o inigualável Clint Eastwood.


MÚSICA

A segunda indicação que quero fazer é de uma banda nova chamada Sinistra, surgida em meados de 2018. Essa é para quem curte Rock pesado. Eles tem apenas dois singles lançados, mal começaram a produzir material, mas os nomes são conhecidos. A banda é Nando Fernandes no vocal, que eu chamo de "o Dio brasileiro", o Luis Mariutti no baixo, que está agora dando um tempo do Shaman, o Edu Ardanuy na guitarra, que acabou de sair do Dr. Sin a algum tempo, e Rafael Rosa, do Motorguts e André Matos solo. O som dos caras é sensacional, e ainda em PORTUGUÊS! Apenas a música "Quem É Você" é uma obra fantástica que aponta um futuro promissor para os caras! Eu passei uma semana praticamente inteira tocando essa música no repeat o dia todo de tanto que eu curti. Tem que escutar! Eles estão no Youtube, mas já-já devem aparecer com disco por aí. O nome da banda pode assustar você um pouco, mas creio que a intenção foi mais ou menos essa. Fiquemos de olho!


SHOW

Eis um show muito bacana que vocês podem pensar em atender, principalmente se vocês forem de Ribeirão Preto e região. Daqui duas semanas, dia 12/02, quarta-feira o meu amigo Fred Sun Walk vai se apresentar no Sesc Ribeirão com participações dos músicos Sandamí, Denilson Martins e Mateus Schanoski. O Fred, pra quem não conhece, é um músico, compositor e guitarrista de Blues e Rock que ganhou notoriedade na cena musical em 1999, quando lançou seu primeiro disco, Blues Everyday, ainda com sua banda Sun Walk and The Dog Brothers. Desde esse dia, o músico já tem quatro discos de estúdio lançados e mais um DVD ao vivo gravado no Vila Dionísio, chamado Naturally Live Sessions, e eu tenho resenhas de tudo isso no meu blog antigo, inclusive escrevi sobre um show dele que assisti na Fábrica de Extintores de Ribeirão, quem quiser, pode ir lá para conhecer e se preparar para o evento. Não tenho certeza se vou poder comparecer, gostaria muito, faz uns anos já que eu não vejo o cara ao vivo por falta de tempo mesmo, mas já o vi ao vivo em incontáveis oportunidades no passado, estive presente na turnê de cada um dos discos que ele lançou, fora outras apresentações que ele fez em oportunidades diversas que eu nem posso mais contar, e garanto de boca cheia, que é uma atração realmente imperdível! Tem show dele terça-feira agora também, dia 28/01, no Vila Dionísio, para quem puder comparecer. Fica a dica.


GAME

Aqui vai a dica de um game que eu estou jogando - finalmente! - e que estou adorando cada momento. Trata-se do game Quantum Break, da desenvolvedora Remedy, autores de games já clássicos, como Max Payne, Max Payne 2 e Alan Wake (clique para ler minha resenha). A trama do game é muito boa, envolve deslocamento temporal, e a atmosfera atordoante torna a experiência muito interessante. Como não tenho condições de ter um XBox One para jogar no televisor, estou curtindo a experiência no meu PC que troquei ano passado, com recursos para games mesmo, e adorando cada momento. O "finalmente!" lá em cima é porque tive que parar ele de novo em Setembro devido à falta de tempo, mas retomei novamente, e agora vou até o final. Sou um grande fã da Remedy, gosto muito dos jogos dela, mas não tive muito tempo recentemente para de fato me deixar levar pela imersão bacana dos jogos dela. Estou atrasado, quero poder terminar este game aqui para jogar o próximo que saiu não faz muito tempo, Control. Enfim, fica minha recomendação de um jogo muito bacana para quem gosta de jogar sozinho, um game com uma história imersiva e muito interessante.


LIVRO


Fica aqui a minha indicação do livro do Stephen King que originou o filme do ano passado, Doctor Sleep. Eu venho tentando me empenhar nos últimos tempos para acabar de ler este livro, e agora eu finalmente consegui, e indico para todo mundo. Tem tudo aquilo que você provavelmente viu no filme, desde a volta das visões do Danny Torrance, à velha do banheiro do quarto 217, a sociedade The True Knot que consome vapor, enfim, tudo aqui, mas de forma muito mais detalhada, claro. Aquele conceito de prisão mental que o Dick Halloran explica para o menino também se trata de algo bem interessante na narrativa. Lógico que há diferenças em relação ao filme, claro, O hotel Overlook no primeiro livro queimou, portanto, na cronologia do King, o climax da história se dá em um ambiente bem diferente. Mas o livro é igualmente muito bom, e merece sua atenção, assim como o filme foi uma sequência respeitável ao filme do Kubrick, esta sequência do King foi uma sequência respeitável para sua história original, e vale a pena você ler.



MINISSÉRIE


Eis a dica de uma minissérie de 1990, que comecei a assistir e gostei muito; é de origem italiana, e se chama La Primavera di Michelangelo. Você pode achar ela pelo serviço brasileiro de streaming Lumine.tv. Eu sempre tive curiosidade de saber mais sobre a vida dos artistas clássicos, sabe, os artistas DE VERDADE dos séculos passados, isso inclui Leonardo Da Vinci, Beethoven, Van Gogh, e por aí vai. Michelangelo sempre esteve na minha lista de favoritos da Renascença, especialmente pelos seus trabalhos irretocáveis como o teto da Capela Sistina. A série mostra os primórdios do séc. XVI, a amizade de Michelangelo com Leonardo Da Vinci e Raphael, e é uma produção bastante fidedigna à vida real de um dos maiores artistas e pintores de todos os tempos. A produção da série é ótima para a época, as atuações também muito boas, e o figurino mantém as características de época. É uma boa oportunidade que temos para olharmos um pouco mais para o belo e imortal, porque nossos olhos andam muito destreinados para isso. Não perca você também essa chance.


TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA


Última dica para esta edição, fica sendo uma triloga que sou fã inveterado: a Trilogia do Homem Sem Nome, também conhecida como Trilogia dos Dólares. Esta trilogia é composta dos filmes dirigidos pelo diretor italiano Sergio Leone, ambientada no velho-oeste, protagonizada pela lenda Clint Eastwood, e musicada magistralmente pelo grande compositor Ennio Morricone. No primeiro filme, Per un pugno di dollari, o forasteiro chega numa cidade e tem que lidar com uma gangue de arruaceiros; no segundo, Per qualche dollaro in più, esse forasteiro enfrenta uma querela com um bigodudo interpretado por Lee Van Cleef e depois se juntam para perseguir um criminoso; por fim, o último e melhor filme da trilogia, Il buono, il brutto, il cattivo, temos Eastwood, Van Cleef, e o ator Eli Wallach, pela ordem, Blondie, Angel Eyes, e Tuco, todos atrás de um punhado de ouro enterrado em um cemitério. Este filme ensina com eficiência os conceitos máximos de masculinidade, honra, caráter, dever e responsabilidade de uma maneira épica, e com uma trilha sonora que redefiniu para sempre o conceito de faroeste no cinema mundial. Como dizem no último filme da trilogia, existem dois tipos de pessoas neste mundo: os que já viram essa trilogia, e os que não a viram; eu aconselho você a não fazer parte do segundo tipo. Aproveite!

----- ----- -----

Estas são minhas indicações para esta primeira edição. Dá pra passar bem o feriado do mês que vem, não é verdade? Principalmente para quem não gosta da ocasião do feriado (meu caso). Não sei quando voltarei, mas quando tiver mais indicações, eu volto. Até lá!

Comentários