Compilação: Best of Poets of the Fall - Poets of the Fall

Vamos falar sobre algo que nunca falei. Na época eu vi ser lançado, mas não dei atenção, até mesmo por ser produto regional da Índia, sem envolvimento da banda, mas é curioso. Trata-se do primeiro "Best of" do trio finlandês.

[] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 9

Com toda certeza, pouca gente ouviu falar dessa compilação do Poets of the Fall, inclusive na própria base de fãs do grupo. Estou colocando ela aqui no site apenas como uma curiosidade histórica interessante, muito embora eu saiba que ela hoje tem pouco ou nenhum efeito prático, mesmo porque está fora de circulação. Os próprios finlandeses já nos deram uma compilação oficial deles em 2011, a Alchemy Vol. 1, portanto, esta daqui de 2009 pode até passar fora do seu radar sem problema algum, eu até recomendo que você use da internet, do YouTube, do Spotify, ou do que você quiser para conhecer o período inicial da banda, porque será bem mais vantajoso, garanto que depois disso você vai querer ir atrás de comprar a música deles.

Esta é uma compilação que saiu somente na Índia, por uma distribuidora de lá chamada Saregama; como podem ver, nem o envolvimento da própria distribuidora dos caras, a Insomniac, tem. No ano seguinte ao lançamento do álbum Revolution Roulette eu vi essa compilação pipocar por aí, mas como ela não tinha qualquer coisa nova e eu estava querendo divulgar a banda de forma que as pessoas fossem atrás dos discos deles, eu deixei ela de lado. Mas será, após todos esses 11 anos, que essa relação de faixas da compilação é uma boa para o pessoal conhecer o período inicial do grupo? Vamos ver...

A faixa "Fire" é bastante conhecida, e foi um dos grandes sucessos da época do Carnival of Rust, com toda certeza é uma música que eu recomendaria. As próprias "Carnival of Rust" e "Locking Up the Sun" são faixas sensacionais, a primeira inclusive ganhou um clipe belíssimo à época, e que não só ganhou prêmios, mas também recebeu uma remixagem em alta resolução, e a coisa é absolutamente linda de se ver. Pra quem se interessar, vou até deixar o clipe da música aqui.


"Stay" é uma belíssima faixa acústica tirada do primeiro disco do grupo. O terceiro também se encontra presente. Na época dele, eu tinha dito que era um disco com menos daquele ingrediente que usaram nos dois primeiros, um disco mais cru, mais descompromissado. Ainda assim, muito bom, e três representantes dele se fazem presente aqui, as ótimas "The Ultimate Fling" e "Diamonds for Tears", e a excelente "Revolution Roulette", minha faixa favorita do terceiro disco. Sabem o que é engraçado? Hoje em dia acho esse terceiro álbum deles meio subestimado, acho que eles deveriam tocar mais músicas dele.

Mas enfim, mais clássicos do grupo se fazem presentes, como a grande faixa "Lift" e a linda "Illusion & Dream", e ainda "Maybe Tomorrow is a Better Day", que data bem antes do segundo disco sair, coisa que pouca gente sabe. E para colocar a cereja do bolo, a música que fez o Poets of the Fall decolar na carreira: "Late Goodbye", conhecida como o famoso tema do jogo Max Payne 2 - The Fall of Max Payne. Foi através desse jogo da Remedy, que muitos de nós (eu incluso) viemos a conhecer o Poets of the Fall. Outros vieram depois, mas Poets e Max Payne são duas coisas simplesmente indissociáveis. É a mesma coisa que você pensar em Highlander e não pensar em Queen - não tem como, uma coisa leva a outra!

E como não dá para dissociar uma coisa da outra, Max Payne já diria: "o passado é um buraco aberto, sua única chance é se virar e encará-lo". E quando se pensa em Poets of the Fall, o passado, tanto quanto o presente e o futuro, terá espaço para eles. E é por isso que eu resolvi retornar para falar sobre esta pequena janela na trajetória da banda. Não é uma compilação conhecida, e muito provavelmente você não vai mais achar ela por aí, ainda que continue sendo anunciada por lojas como Flipkart e Amazon. Mas é uma curiosidade histórica interessante que qualquer fã da banda e colecionador gostaria de saber que existe.

Best of Poets of the Fall (2009)
(Poets of the Fall)

Tracklist:
01. Fire
02. Stay
03. Carnival of Rust
04. Locking Up the Sun
05. The Ultimate Fling
06. Revolution Roulette
07. Diamonds for Tears
08. Late Goodbye
09. Lift
10. Illusion & Dream
11. Maybe Tomorrow Is A Better Day

Selo: Saregama - Soul of India

Poets of the Fall é:
Marko Saaresto: voz
Olli Tukiainen: guitarra, violão
Markus "Captain" Kaarlonen: teclados e efeitos

Músicos de apoio:
Jaska Mäkinen: guitarra
Jani Snellman: baixo
Tapio: bateria (faixas 5, 6, 7)
Jari Salminen: bateria

Discografia:
Ultraviolet (2018) (*)
Clearview (2016) (*)
Jealous Gods (2014) (*)
Live in Moscow 2013 (2013) - DVD (*)
Temple of Thought (2012) (*)
Alchemy Vol. 1 (2011) (*)
Twilight Theater (2010) (*)
- Best of Poets of the Fall (2009) - compilação
Revolution Roulette (2008) (*)
The Ultimate Fling (2008) - SINGLE (*)
Carnival of Rust (2006) (*)
Signs of Life (2005) (*)

(*)via A Ciência da Opinião

Site oficial: www.poetsofthefall.com

Comentários