Disco: Weather - Huey Lewis & The News

Essa eu dedico a todo pessoal dos anos 80. Alguns vão reconhecer esse cara na hora, outros não, mas acreditem, ele é familiar, e vocês conhecem o som dele direta ou indiretamente! 

Nota: [] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 9

Vou dar uma pista: ouvir esse cara me faz VOLTAR NO TEMPO. Descobriu? NÃO?? Puts, mas cês são lerdos mesmo, hein! Cacilda! Tá, vamos falar de Pop Rock dos anos 80, um assunto que sempre gosto de voltar a falar, e para isso, vamos ouvir o novo disco Weather, do Huey Lewis and The News.

Não, pera um pouco, outra pista, outra pista: ouvir esse cara me faz... sentir O PODER DO AMOR... Não?? Grande Scott, dai-me forças! Ok, ok...

Carro... garoto... cientista... capacitor de fluxo... plutônio! 163 Km/h! LEMBROU?? Puts, até que enfim! "Olá, olá, tem alguém em casa? Pensa, McFly, pensa!" Agora sim, né?

Como é que é? Ah, se esse é o diretor da escola que diz que a banda do Marty era alta demais? Isso! Ele mesmo. Huey Lewis é o cara que ganhou fama pegando carona na produção do filme Back to the Future. Até hoje ele é reconhecido como o escritor das músicas do filme, "The Power of Love" e "Back in Time". Infelizmente apenas a trilogia ficou famosa no Brasil. Mas com o advento da internet, eu passei a seguí-lo e acompanhar o que ele fazia, anos depois. O problema é que muita gente não fez o mesmo, e pouco ou nada se ouve dele por aqui.

Eu o acompanhei até o disco Plan B. Isso foi em 2001. Seu último disco antes desse de 2020 foi lançado em 2010, e eu nem estava sabendo até pouco tempo atrás, quando eu estava checando novamente os especiais que fiz em meu blog antigo em 2015. Por ser esporádico assim, e por não ser muito noticiado, você se perde na trajetória do cara, perde o fio da meada. Aqui neste meu novo endereço, o Opinião Sonante, eu quero falar mais sobre bandas oitentistas e outras velharias, além é claro dos lançamentos.

Ok, antes de tudo, vamos às más notícias: Huey Lewis está com perda aguda de audição. Já não consegue mais ouvir direito a ponto de achar o tom certo e cantar. Weather, lançado agora dia 14 de Fevereiro, pode ser talvez o último disco dele. Apesar disso, ele afirma que continua criativamente bem, e compondo, mas se apresentar ao vivo não será possível até que consiga resolver o seu problema de ouvido. Eu vou torcer para que consiga, claro, esse cara faz parte de um momento muito importante da minha juventude. Fora esse problema, o cara se encontra bem de saúde. Outra má notícia, mas que a gente entende dadas essas circunstâncias: o novo álbum é curtíssimo: apenas 7 músicas! São apenas 26 minutos cravados de música. Bem curto mesmo, praticamente um mini-disco. Disse ele que foi colocado tudo que ele conseguiu fazer no disco com sua banda, antes do problema com o ouvido se agravar.

Até que ele parece estar lidando com o problema muito bem. Eu já não sei o que iria fazer da minha vida se perdesse minha capacidade de ouvir, música é tudo para mim. Mas enfim, após 10 anos de hiato, vamos ver o que ele traz para nós de novo.

A primeira faixa, "While We're Young", é bem característica do som Pop oitentista, bem leve e descontraída, e Lewis fala sobre envelhecer na letra, mas mantém o bom humor. Depois tem um bluezinho, "Her Love Is Killing Me", naquele estilão oitentista que quem conhece, sabe como soa, gostei bastante e o Lewis comanda bem com a sua gaitinha. Depois tem a soul "I Am There For You", muito bonita, e aí mais um blues chamado "Hurry Back Baby", e Lewis e sua banda botam pra quebrar como se não tivessem problema nenhum.

Nas três faixas finais, temos um soul com batida funk estilo James Brown chamado "Remind Me Why I Love You Again", bem dançante e bacana, a banda nunca tentou mudar o estilão deles, continuam os mesmos desde sempre, e isso pra mim é muito bom, até pelo fator nostalgia, parece que eu entrei no DeLorean, acelerei e voltei nos anos 80 pra ouvir esses caras. Tá, outra referência ao filme do Robert Zemeckis, mas é muito fácil fazer isso, cara! Da mesma forma que se pensa em Queen e Highlander, não tem como evitar! Enfim, a penúltima é uma cover do grupo cinquentista Eugene Church & The Fellows, de um single de 1958, chamado "Pretty Girls Everywhere", muito bem executado, e para fechar, um countryzão naquele estilão bem texano mesmo, "One of the Boys", muito bonito e bacana, eu adoro o som interiorano dos EUA. E pois é, aqui fecha nossa diversão. Foi rápido.

Talvez seja esse o único defeito do disco, passa bem rápido. É tão curto, que dá a impressão pra gente que está incompleto, que falta alguma coisa. Mas aqui a gente até entende, dados os problemas enfrentados. Dá pra se ouvir inteiro numa viagem de carro aqui na minha cidade, do jeito que o trânsito é lerdo de doer! Mas a gente se usa do maravilhoso recurso do replay e toca tudo de novo. Um novo disco bem divertido e bacana, como sempre, música para quem gosta de música mesmo, mas fico triste de vislumbrar a possibilidade de ser o último. Mas prefiro esperar, já me enganei antes. Enquanto o cara estiver por aí, a gente mantém a esperança de vê-lo de novo, até o dia que não tiver mais jeito mesmo.

Portanto, terminando a carreira ou não, desejo tudo de bom para o Huey Lewis, e que ele recupere logo sua audição. Caso não volte, valeu por fazer parte da minha vida musicalmente e participar de um momento em 1985 que definiu que tipo de personalidade eu teria no futuro. Valeu mesmo! Qualquer coisa, a gente pega a melhor máquina do tempo que temos aqui a disposição, o toca discos, e viaja no tempo e nos acordes de sua música, portanto, vejo você no futuro!

Weather (2020)
(Huey Lewis & The News)

Tracklist:
01. While We're Young
02. Her Love Is Killin' Me
03. I Am There for You
04. Hurry Back Baby
05. Remind Me Why I Love You Again
06. Pretty Girls Everywhere (cover Eugene Church & the Fellows)
07. One of the Boys

Selo: New Hulex / BMG Rights / Management

Huey Lewis & The News é:
Huey Lewis: voz, gaita
Stef Burns: guitarra, back vocal
James Harrah: guitarra, back vocal
Johnny Colla: guitarra, sax, sequenciador, back vocal
John Pierce: baixo
Sean Hopper: teclados, back vocal
Bill Gibson: bateria, back vocal
Marvin McFadden: trompete
Johnnie Bamont: sax barítono
Rob Sudduth: sax tenor

Discografia:
Weather (2020)
- Soulsville (2010)
- Plan B (2001)
- Four Chords & Several Years Ago (1994)
- Hard at Play (1991)
- Small World (1988)
- Fore! (1986)
- Sports (1983)
- Picture This (1982)
- Huey Lewis and the News (1980)

Site oficial: www.hueylewisandthenews.com

Comentários