Além da Música: Edição 02

Ainda em processo de retomada, vou fazer mais uma ediçãozinha dessa sessão do meu site, porque eu tenho umas coisas bem legais pra passar pra vocês; aqui eu vou dar uma privilegiada boa nos artistas brasileiros, porque se queremos construir aqui no país uma nova cultura pujante e ativa na vida das pessoas, é bom começarmos a valorizar o que temos de bom por aqui; e é isso que vou fazer. Espero que seja de grande ajuda para vocês, afinal, precisamos recuperar aquele prestígio pelo que é nosso. Sem mais delongas, vamos lá!

EDIÇÃO BR

FILMES RECENTES


Vamos começar com um filme brasileiro novo, que saiu em Abril de 2020, mas não nos cinemas, até por causa da época não-propícia que estamos passando, mas que em circunstâncias normais deveria ter saído. Chama-se Atração de Risco, dirigido e protagonizado pelo cineasta Renato Siqueira, com participações do comediante Léo Lins e do ator Carlos Takeshi, a eterna voz do Jaspion. Fiquei sabendo do filme alguns meses atrás, pelo portal do Terça Livre, e me interessei em assistir. É um suspense bem bacana, que começa devagar, suave, mas no decorrer da projeção o clima tenso cresce, até explodir no climax em uma batalha de vida ou morte. Sim, suspense 100% brasileiro! E muito bem feito! E o melhor, sem ideologismos e sem as patacoadas lacradoras que se vê impregnadas nos filmes hollywoodianos grandes de hoje em dia. O cara, o diretor Renato Siqueira, faz tudo do próprio bolso, sem lei de incentivo, sem grandes corporações por trás da produção, provando que se pode SIM fazer algo bom sem recorrer a dinheiro público; e de maneira simples, com poucos recursos e orçamento baixo, mas com muita criatividade para buscar soluções de fotografia, efeitos, etc, constrói uma narrativa fictícia de tentação, extorção e vingança de encher os olhos. A única coisa que eu melhoraria é a trilha sonora, acho que poderia ter sido melhor trabalhada, mas é bem impressionante o que os caras conseguiram fazer com tão poucos recursos! O filme está disponível para aluguel no serviço de streaming do Looke, eu aluguei por 10 reais e assisti numa sentada só na telona da minha TV via Chromecast, sem interrupções, e não me arrependi. Recomendo altamente, principalmente para você, que acha que não tem mais opções boas de filmes brasileiros. O roteiro não é nenhuma novidade ou inovação, mas ele pega elementos que a gente já conhece e constrói um produto final bacana, interessante e atraente. Vale a pena! Parabéns ao Renato Siqueira e ao Beto Perocini pelo ótimo resultado!

Outro filme que eu gostaria de indicar, é um que saiu em Junho de 2018, chamado Bonifácio - O Fundador do Brasil. É um excelente filme-documentário que conta a grande época do Brasil Império, era em que o país foi muito próspero, e no meio desse contexto, temos essa personalidade que é um verdadeiro ícone da memória brasileira, José Bonifácio de Andrada e Silva, intelectual de primeiríssima ordem, filósofo, cientista, conhecido como o Patriarca da Independência brasileira e tutor do nosso rei Dom Pedro II. Através deste filme e das entrevistas sensacionais de intelectuais, historiadores, filósofos e pensadores como o professor Rafael Nogueira (hoje presidente da Biblioteca Nacional), professor Olavo de Carvalho, professora Marina de Andrada Ibrahim (descendente de Bonifácio) e outros, e ainda com o ator Paulo Lopes interpretando Bonifácio e as tomadas maravilhosas do interior da universidade de Coimbra e do nosso saudoso Museu de História Natural, que foi destruído por um incêndio meses depois da conclusão das filmagens do filme, o diretor Mauro Ventura nos leva por uma jornada emocionante pelas entranhas de nossa história, para que nos recordemos de nosso tão esquecido passado e recobremos a glória e o orgulho que temos da nossa própria pátria. Nesta jornada, conhecemos os passos de José Bonifácio, e como ele veio a se tornar uma figura tão importante e desbravadora na história combalida de nosso país. Bonifácio era intrépido, determinado, tinha paixão pelos estudos, e com certeza é uma daquelas personalidades que merecem uma cinebiografia dramatizada, de tão importante e essencial que foi para nossa história. Eu garanto a vocês que após este documentário, vocês nunca mais olharão o Brasil com os mesmos olhos. Ele está disponível no serviço de streaming Lumine.


Vamos passar para quadrinhos!

HQs

A primeira obra que tenho para lhes apresentar é Destro, escrita por Luciano Cunha, criador do Doutrinador quando ainda estava na editora Guará. Agora, na Opção C, Cunha não somente traz o Doutrinador para o acervo, mas também nos apresenta o personagem João Destro. Esta é a primeira obra de ficção brasileira a fazer abertamente oposição ao Comunismo. João Destro era um homem casado que vivia tranquilamente com sua esposa até o dia que ela foi morta e o Brasil foi inteiramente destruído. Agora, em 2045, ele vive em um mundo em que o Comunismo venceu e o Estado é soberano, escravizando cada pessoa do país e deixando a população pobre e miserável. Destro é um dos poucos que ainda não foi marcado com o microchip sub-cutâneo, e se junta a um grupo de pessoas no subterrâneo para lutar contra a opressão verdadeira do Estado e livrar o país do Comunismo. Os desenhos são primorosos e sensacionais, com um tom dramático e um traço que não deve nada aos grandes desenhistas. Parabéns ao desenhista Michel Gomes pelo excelente trabalho. Com citações de George Orwell, Ayn Rand, e menções a alguns dos maiores assassinos genocidas do planeta, como Mao, Stalin, Maduro e muitos outros além da estátua de Karl Marx na capa; Destro flerta com muitos elementos da nossa realidade. Por exemplo, o Google aqui chama Guide. O Facebook é LifeMoves, o YouTube é YouOnAir, e a Open Society Foundation do Soros aqui é a Open Globe, portanto, são o povo globalista que ajudou as coisas a chegarem na situação que vemos. Um dos personagens aqui se parece muito inclusive com o Zuckenberg, e se porta como um verdadeiro escravo do sistema que ele mesmo ajudou a criar. Isso tudo nos dá a sensação de similitude com a nossa realidade e nos traz para dentro da história de forma muito interessante, enquanto vislumbramos um futuro que ninguém quer, mas que é muito possível de acontecer, infelizmente. Deus queira que dentro de 25 anos, quando chegarmos ao verdadeiro 2045, possamos revisitar uma narrativa dessas dizendo dentro de nossas cabeças "ufa, foi tudo somente um grande susto, graças a Deus!" Porém, o alerta de Cunha a nós sempre continuará a ser válido, estejamos ou não vivendo essa realidade. Atentem também para o trecho em que o Doutrinador aparece por lá! Sim, o herói anti-corrupção está neste mundo agora, oficialmente! Não li as HQs do personagem ainda, mas assisti o filme de 2018 que achei bom, não ótimo, mas dado o cenário, um bom começo para que filmes do gênero no Brasil possam ser feitos com mais frequência. Vai sair aí agora uma série em live-action do Destro, dirigida pelo Mauro Ventura, e eu estou ansioso para vê-la depois de ler o que eu li aqui. A história não tem final, ela com certeza continuará em outra graphic novel, então já deixo aqui os meus votos de que a sequência seja tão boa ou melhor do que essa primeira parte. 

Mais uma HQ que venho recomendar aqui é a True Outstrips, lançada em 2020 e escrita e desenhada por Giorgio Cappelli. Esta HQ aqui, que na verdade se trata de tirinhas cômicas como aquelas que costumávamos ver no jornal, é um apanhado de tudo que Cappelli conseguiu produzir de tiras cômicas na internet baseadas no filósofo, escritor e professor Olavo de Carvalho, uma das figuras mais importantes e relevantes no nosso país hoje. As tiras cômicas, que Cappelli vem escrevendo desde o ano passado, são resultado de um trabalho de alguém que admira profundamente o professor e que leu e entendeu sua obra literária e seu pensamento. É uma forma divertida de apresentar o escritor para as novas gerações. A obra conta com citações de seu curso online de filosofia, o COF, e alunos e personagens que fazem parte do cotidiano de Olavo, como o jornalista Allan dos Santos do Terça Livre, Daniel Ferraz, desafetos do professor como Leandro Karnal, Marilena Chauí, Nando Moura, e por aí vai. Em suma, é uma obra de cunho cômico que se propõe a ser exatamente isso que fala na capa: "Olavo de Carvalho em tirinhas" o quadrinista Giorgio é amigo meu, conheci ele por essas tiras aí e seguindo o clássico dito de Santo Tomás, "idem velle, idem nolle", portanto, temos afinidade de pensamento, e uma vez ano passado ele me ofereceu comprar duas HQs que ele tinha em estoque de sua autoria, e o resultado da leitura dessas HQs foi uma resenha que eu fiz no meu antigo blog, e que o Giorgio disse que o incentivou bastante a continuar seu trabalho, portanto, eu me sinto honrado de ter feito parte desse incentivo, pois ele continua a produzir novas tiras. Que tenha muito sucesso e que faça ainda muitos e interessantes trabalhos, ora porra!

Finalmente, uma HQ que li faz poucos meses, mas que ainda não consegui abordar, chamada Um Outro Dia, de Felipe Folgosi, lançada em 2018. Autor de obras como Aurora e Comunhão, que eu já havia falado no meu blog antigo, Folgosi agora se aventura em uma proposta interessante. Misto de O Sétimo Selo, Ghost, Requiém Para Um Sonho e A Felicidade Não se Compra, Um Outro Dia se apresenta como uma forte narrativa anti-drogas. Beto é um usuário e tem amigos no submundo. Um belo dia ele recebe a visita da polícia e leva um tiro no meio da rua. Na forma de um espírito, ele recebe a visita da morte e a dita cuja mostra pra ele, através do passado do moleque, como que a vida dele poderia ser diferente se ele escolhesse por um caminho diferente, caso conseguisse voltar à consciência no hospital em que está internado. A graphic novel começa com uma citação do Deuteronômio 30:19, como de praxe, Folgosi sempre faz uma citação da Bíblia em suas histórias, e a partir daí dá o mote para que a narrativa se inicie. A narrativa em si é muito envolvente, dá pra se ler em uma sentada se você não estiver tão ocupado, e vai ficando cada vez mais interessante no decorrer da leitura, conforme você vai vendo o passado de Beto e as reflexões que ele e a Morte fazem em momentos-chave de sua vida. Para mim, uma leitura absolutamente satisfatória, e também um alerta para que as pessoas não se tornem usuários de substâncias químicas. Na cópia que eu recebi da HQ, veio um autógrafo do Folgosi com a seguinte mensagem: "Ricardo, escolha a vida! Abração!" Em resposta, eu digo ao Felipe: sempre! Seu trabalho é importantíssimo, Folgosi, e eu tenho convicção, aqui no meu âmago, que você o encara como muito mais do que um entretenimento, mas uma chance de fazer a diferença na vida das pessoas! Parabéns pelo teu trabalho!

Falaremos um pouco agora sobre música e fecharemos esta edição.

MÚSICA


Tive o prazer de conhecer recentemente dois músicos brasileiros muito bacanas, e que renovaram minhas esperanças numa produção musical de qualidade no Brasil. Como eu estava meio desanimado com tudo, não falei sobre muitas coisas em 2020, mas antes de terminar o ano, eu tenho essa dívida moral com eles, uma vez que os próprios acabaram me procurando no Facebook e eu pude bater papo com eles. O primeiro é o Jorgito Rock, músico novo que eu conheci através de uma entrevista do jornalista Ricardo Roveran, do Terça Livre. O Jorgito Rock, ou Daniel Jorge Noronha Pinto se preferir, até onde eu vi é um cara novo no cenário, tem banda própria e vinha se apresentando muito em shows e eventos, até que em Março de 2020 os estabelecimentos tiveram que ser fechados; foi aí que eu o conheci pelas lives e até interagi com ele, lhe convidando para passar aqui em Ribeirão Preto quando tudo isso acabasse. Como eu sempre gosto de ir atrás de ver a produção própria dos artistas, chequei algumas de suas composições e o achei muito promissor! A música que eu achei que mais se destacou é "Só Por Um Momento". Não sei se ele considera a melhor dele, eu gosto demais, vocês julguem. Mas tem outras dele que são bem bacanas, como o blues "O Vendedor de Carros do Alabama" e uma que eu já gostei pelo título, "Não Televisão", até porque já faz tempo que eu encorajo as pessoas a tacarem suas televisões pela janela da casa! O cara tem bastante influência do rock tradicional, mas quando vemos sua produção geral, são os artistas brasileiros que mais se destacam entre as músicas que ele toca, como Cazuza, Belchior, Legião, e uma porrada de outras pessoas. Acessem o canal dele no YouTube, tem muita coisa boa por lá. Ele tem essa coisa bastante positiva de resgatar o que é bom da música brasileira e internacional e ao mesmo tempo ter uma identidade dele, então eu faço aqui uma recomendação do cara! Por ter falado com ele muitas vezes, inclusive pelo Zap, considero um sujeito muito gente fina, então fica aqui minha indicação, acompanhem ele que vez ou outra ele está ao vivo aí pelas lives do Face.

O segundo é um cara que é mais velho de carreira, mas que eu simplesmente não conhecia porque nunca fui da turma da novela, e ele produzia bastante tema romântico para telenovelas. Ele se chama Ivo Pessoa, e é um cara que tem disco solo no mercado desde 2005 e já lançou três até onde eu sei, mas eu fiquei conhecendo ele este ano, por causa da música "Eu Só Quero que Você Esteja Bem". O lance com essa música mais nova dele é que através dos arranjos e da melodia ele me atingiu e através da letra falou tudo aquilo que eu sinto por dentro, e que pode ser resumido no verso "a pandemia é um snuff game de poder doente", e por isso essa música dele me tocou certeira e eu fui atrás de ver quem era, porque a música ficava sendo tocada em todos os boletins do Terça Livre no YouTube pelo pessoal do jornal para divulgar o trabalho do cara, e como eu acompanho o Terça Livre, acabei gostando daquilo. Como eu disse, também pude bater uns papos com ele e é um cara muito gente boa, e passei a acompanhá-lo. No seu acervo do canal, pude ver que além do seu repertório mais antigo, ele tem músicas maravilhosas, como "Um Novo Futuro" que pode ser vista como uma carta de amor ao Conservadorismo e ao Brasil, uma composição de Natal lançada a dois dias atrás, chamada "Doces Natais" que é fora de série, e para quem estiver se perguntando do material mais antigo, o pessoal, as mães e as tias mais noveleiras vão se lembrar de coisas como "Uma Vez Mais", porque essa até eu lembro! Não só lembro mas também admito que é muito bonita! Bonita mesmo, até fui dedilhar no violão depois que vi ela no YouTube! E fica minha indicação do cara e que ele solte cada vez mais músicas aí para que a gente tenha coisas bonitas para ouvir quando tudo isso passar, e que faça muito sucesso, porque o cara tem um grande talento e uma grande voz!

- - -

Estas são minhas indicações para esta segunda edição. Dá pra passar bem o fim de ano, não é verdade? Principalmente para quem está procurando presentear as pessoas no Natal. Não sei quando voltarei com a terceira edição, tenho outras coisas para indicar, mas quando eu estiver pronto para falar delas, nos falamos. Até lá!

Comentários

  1. Gostei mto de saber que temos interessantes artistas do mundo da arte. Mto bom. Agradeço as dicas.💚

    ResponderExcluir

Postar um comentário