Compilação: Forever Man - Eric Clapton

Levaram anos para eu finalmente falar disso aqui, mas agora eu vou falar. Esta é uma compilação do Clapton que saiu em 2015, eu até apontei ela no meu blog antigo, mas nunca escrevi sobre ela. Chegou o momento, tarde, mas chegou.

[] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 10

Pois bem, se você é jovem demais, e acabou de tirar as fraldas, aí com seus 15, 18 aninhos, e está começando a aprender sobre Blues, e Rock clássico, e está procurando por uma boa referência, então Eric Clapton é a melhor que você pode imaginar! Quando eu era mais jovem e queria aprender o Blues, eu fui apresentado aos mestres, como B.B. King, Robert Johnson, Muddy Waters, Buddy Guy e Junior Wells, só para citar alguns. Entre eles, lá estava Clapton.

Esta compilação é hoje a mais completa de todas que já foram lançadas de sua extensa carreira, e envolve material que ele escreveu para inúmeros projetos de sua vida, desde o Cream até seu último disco solo até 2015. Com ela, você terá aquele apanhado bem legal da obra de Clapton; para sujeitos como eu, como se diz na brincadeira... Claptonmaníacos, hehe, mas enfim... que já ouviram toda a discografia dele e que conhecem ela de todas as maneiras possíveis, todas as fases e facetas musicais de Clapton, não representa uma inovação, mas para o cara que acordou ontem e está afim de conhecer o cara a fundo, eu recomendo altamente esta caixa com três preciosos CDs. Pois bem, já que são três, vamos fazer como diz o velho Jacko, e ir por partes.

O primeiro CD, chamado Studio, são trabalhos variados do Clapton, comumente de seus discos de estúdio e material produzido durante sua carreira solo, então temos um período que vai de 1983 a 2014. Achei gozado não ter nada dele dos anos 70, mas enfim, temos bastante material aqui, só não vou ficar citando álbuns, porque senão vamos ficar aqui o dia inteiro. Depois quem quiser, pode ir atrás de uma coletânea chamada Story, que aborda o período setentista bem. Desta seleção, vou destacar a mais recente "Gotta Get Over" que gosto bastante, a oitentista "I've Got a Rock 'n' Roll Heart" para verem que pouca coisa mudou no slow hand a não ser o tom da voz, a clássica "Tears in Heaven", que Clapton escreveu quando perdeu seu filho Conor de 5 anos, a ótima e dançante faixa "Forever Man", que nomeia a compilação, a ótima "Bad Love", também dos anos 80, sem falar nos discos com parcerias, que também foram prestigiados aqui, tendo como representantes a ótima "Anyway the Wind Blows", com o saudoso J.J. Cale, e o Blues "Riding With The King", com o também saudosíssimo B.B. King, ao qual eu tinha muito apreço! Há outras gemas aqui, mas creio que abordei os principais destaques.

O segundo CD foi nomeado de Live, e logicamente irá conter algumas das melhores apresentações ao vivo do cara, cuja maioria são da apresentação no Royal Albert Hall, de 1990, e algumas delas, músicas do Cream. Temos por exemplo o grande clássico "Badge", a excelente "Sunshine of Your Love" e a grande "White Room", todas do Cream. Tem também a romântica "Wonderful Tonight", inspirada em Pattie Boyd, primeira esposa de Clapton e antes esposa de George Harrison; aí as coisas se agitam mais com o Blues "Worried Life Blues" e a clássica "Cocaine". Saindo do Royal Albert Hall, temos versões acústicas de "Layla", "Nobody Knows You When You're Down and Out" e "Walkin’ Blues". Depois uma breve passada no Madison Square Garden e depois vamos ao Staples Center em LA, para mais Blues com "Hoochie Coochie Man" por exemplo, e um pouco de Jazz para fechar, com a clássica "Somewhere Over The Rainbow", do filme do Mágico de Oz.

O terceiro e último disco, chamado Blues, toca moda de viola na sanfona, e... ok, zoeira, o próprio nome do disco já diz tudo! É o Clapton sentando a mão no Blues, a coisa mais linda que você pode imaginar! E então é clássico atrás de clássico! Tem uma das minhas favoritas, "Before You Accuse Me", tem música do Robert Johnson aqui a dar com pau, como "Last Fair Deal Gone Down", "Terraplane Blues", "Little Queen Of Spades", "Sweet Home Chicago" e "If I Had Possession Over Judgement Day", todas tiradas de álbuns que Clapton dedicou à lenda do Mississipi, com seu poderosíssimo Delta Blues. Tem também ótimas músicas que ele gravou com B.B. King, como a excelente "Hold On, I'm Coming" e a balada "Key to the Highway", e ainda a lenta "Sportin' Life Blues", gravada com J.J. Cale. Entre outras excelentes que compõem este excelente material, e aqui eu tenho que fazer um último destaque que eu adoro, a carregadíssima "It Hurts Me Too"; Clapton aqui recria a atmosfera de Elmore James tocando este clássico. Somente sinta o som carregado e sujo da guitarra e a pegada arrastada, e se você gosta mesmo de Blues, vai tremer nas bases! Como eu disse antes: clássico atrás de clássico! Maravilhoso!

Como eu disse antes: é a compilação mais completa de material do Clapton que temos hoje em dia, e acredito que a mais abrangente, mostrando as suas várias facetas. Faltou algumas poucas coisas aqui para mim, como "Crossroads", "I Shot the Sheriff", "Have You Ever Loved a Woman", ou então "It's Probably Me" que ele gravou com o Sting para o filme Máquina Mortífera 3, eu adoro esse filme e essa trilha! Mas como eu disse, há o bastante aqui para o iniciante. Eu até me sinto na obrigação de dizer a você que eu te recomendo esta caixa não somente na posição de fã de Clapton, ou de Rock, ou de Blues. É na posição de fã de BOA música mesmo. Isto aqui, meus queridos, é música boa, de qualidade, da gema. Música para ouvir no carro, no trabalho, no banheiro, na festa com os amigos, bebendo aquela cerveja gelada, enfim, música boa para todos os momentos de sua vida. Eu pessoalmente penso em Clapton como aquele artista clássico que todos deveriam conhecer. Certamente isso faria do mundo um lugar bem mais agradável se assim o fosse.

Forever Man (2015)
(Eric Clapton)

Tracklist:
Disc 01 - Studio:
01. Gotta Get Over (com Chaka Khan)
02. I've Got a Rock 'n' Roll Heart
03. Run Back to Your Side
04. Tears in Heaven
05. Call Me the Breeze
06. Forever Man
07. Believe in Life
08. Bad Love
09. My Father's Eyes
10. Anyway the Wind Blows (com J.J. Cale)
11. Travelin' Alone
12. Change the World
13. Behind the Mask
14. It's in the Way That You Use It
15. Pretending
16. Riding with the King (com B.B. King)
17. Circus
18. Revolution

Disc 02 - Live:
01. Badge
02. Sunshine of Your Love
03. White Room
04. Wonderful Tonight
05. Worried Life Blues
06. Cocaine
07. Layla (acústica)
08. Nobody Knows You When You're Down and Out (acústica)
09. Walkin’ Blues (acústica)
10. Them Changes (com Steve Winwood)
11. Presence of the Lord (com Steve Winwood)
12. Hoochie Coochie Man
13. Goin' Down Slow
14. Over the Rainbow

Disc 03 - Blues:
01. Before You Accuse Me
02. Last Fair Deal Gone Down
03. Hold On, I'm Coming (com B.B. King)
04. Terraplane Blues
05. It Hurts Me Too
06. Little Queen of Spades
07. Third Degree
08. Motherless Child
09. Sportin' Life Blues (com J.J. Cale)
10. Ramblin' On My Mind
11. Stop Breakin' Down Blues
12. Everybody Oughta Make a Change
13. Sweet Home Chicago
14. If I Had Possession Over Judgement Day
15. Hard Times Blues
16. Got You on My Mind
17. I'm Tore Down
18. Milkcow's Calf Blues
19. Key to the Highway (com B.B. King)

Selo: Reprise

Banda:
Eric Clapton: voz, guitarra
+ Ry Cooder, Albert Lee, Greg Phillinganes, Mike Campbell, Steve Lukather, Steve Winwood, Nathan East, Jeff Porcaro, Pino Palladino, Phil Collins, J.J. Cale, B.B. King, Chaka Khan, e diversos outros artistas dependendo da época

Discografia:
- Happy Xmas (2018)
I Still Do (2016) (*)
- Forever Man (2015) - compilação
- The Breeze: An Appreciation of J.J. Cale (2014)
- Old Sock (2013)
- Clapton (2010)
- The Road to Escondido (com J.J. Cale) (2006)
- Back Home (2005)
- Sessions for Robert J (2004)
- Me and Mr. Johnson (2004)
- Reptile (2001)
- Riding with the King (com B.B. King) (2000)
- Blues (1999) - compilação
- Pilgrim (1998)
- From the Cradle (1994)
- Rush (1992)
- Journeyman (1989)
- August (1986)
- Behind the Sun (1985)
- Money and Cigarettes (1983)
- Another Ticket (1981)
- Backless (1978)
- Slowhand (1977)
- No Reason to Cry (1976)
- There's One in Every Crowd (1975)
- 461 Ocean Boulevard (1974)
- Eric Clapton (1970)

(*) - via A Ciência da Opinião

Comentários