Editorial: BEM VINDOS!

Sejam muito bem vindos ao meu espaço musical!! A todos que se interessam por música, aqui vocês encontrarão um lugar para poder ver o que está saindo de novo, bem como muita coisa antiga também que eu vou falar sobre. A quem me seguia no meu antigo blog, A Ciência da Opinião, e também a quem está me seguindo a partir de agora, nesse momento: SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!!

Este meu novo endereço já vem sendo pensado e planejado desde a metade do ano anterior quando eu comecei a ter a ideia, mas a inauguração dele será a partir de agora.

Este blog aqui destina-se a ser primariamente um endereço meu independente. Aqui eu vou falar sobre a música que me agrada, aquela que me impulsiona para frente, e quem estiver também interessado nela, que me siga.

Uma linha que eu gostaria de traçar desde agora: eu não atendo pedidos para agradar as pessoas. Minha política, desde o meu blog antigo, é escrever o que eu quero e sobre aquilo que me agrada, e com isso, quem também se agrada com essas minhas preferências, também me seguirá. Portanto, se você tiver alguma dica de disco para recomendar, pode recomendar, mas não espere que eu vá realmente fazer; se eu achar legal, eu faço, senão, não faço. OK? OK! Fora esse detalhe, minha proposta é falar sobre todo e qualquer estilo de música que me agradar, mas é óbvio que alguns receberão mais ênfase do que outros.

Passando a coisas mais práticas: neste novo endereço, eu pretendo dar continuidade ao trabalho com a música que eu faço desde 2003! Para quem é novo ou acabou de tirar as fraldas, eu comecei a escrever sobre Rock e Heavy Metal no site Whiplash.net em 2003, e vinha escrevendo por lá por mais de uma década. Aí eu e minha esposa começamos a ver a série televisiva Sherlock, e eu acabei gostando da ideia do Watson da série, de ter um blog para registrar coisas. Aliado a isso, eu também sempre quis ter um espaço meu para escrever sobre as coisas que eu gosto, música, filmes, hqs, livros, games, etc, então em 25 de Janeiro de 2015 eu fundei A Ciência da Opinião (tendo o nome claramente sido inspirado em Sherlock, hehe) para escrever sobre essas coisas.

Passados 5 anos de blog, eu comecei a sentir o peso de se administrar uma coisa dessas sozinho, e o último ano foi meio levado no arrastão mesmo, quem acompanhou deve ter sentido isso. Por isso, eu decidi focar em apenas uma coisa que realmente me agrada hoje e que eu posso fazer com mais excelência: MÚSICA. Ou seja, O Opinião Sonante é uma continuação do trabalho meu com música no Whiplash.net e do que eu fiz no A Ciência da Opinião.

E tem outra coisa: ano passado eu até estava pensando em parar de escrever sobre qualquer coisa para começar a focar em outros projetos; ainda que eu vá focar em outros projetos mesmo assim, senti que se havia uma coisa que eu não deveria parar de escrever sobre, era sobre música. Primeiro porque é uma paixão que eu sempre tive minha vida inteira, segundo, e mais importante, é porque a música é uma das frentes da arte mais afetadas no Brasil. As pessoas foram tão lobotomizadas pela mídia esses anos todos, que o povo esqueceu sua memória musical. A boa música não encontra voz na sociedade atual, em que uma geração idiotizada ensina outra geração idiotizada, e assim por diante, fazendo com que toda nossa memória musical desapareça do imaginário. Isso é muito triste.

Tendo isso em vista, eu considero como uma missão em minha vida relembrar as pessoas da memória musical e ser uma força para reestabelecer a boa música na memória das pessoas. Sendo assim, eu simplesmente não posso parar de fazer isso. Claro que me agrada muito escrever sobre música, e isso é um dos motivos, mas este segundo motivo eu considero a ponderação final que me fez decidir por continuar a escrever sobre música, e aqui estamos. Sei que eu sou apenas um pequeno grão de areia em meio ao deserto, mas se um pequeno grão de areia conseguir fazer sua parte bem feita, de modo que atinja pelo menos um grupo de pessoas, então sentirei que vou estar contribuindo com algo maior. Jamais subestime o poder do trabalho de formiguinha de um indivíduo bem-intencionado!

Para manter um pouco o legado do meu antigo blog, eu montei duas sessões nesse meu novo site: em uma, Jornadas no Cinema, eu vou apenas listar os filmes que fui ver no cinema, sem grandes resenhas, e avaliar com uma nota, só. Creio assim continuar ajudando quem procura por alguma diversão nos cinemas. Em outra, Além da Música, reservarei um espaço para lançar um artigo ou outro recomendando alguma outra produção artística fora da música com pequenos comentários, sem ficar resenhando as coisas como eu fazia antes; então, por exemplo, em um desses artigos de recomendação, eu posso ter um filme, uma HQ, um livro, um show interessante, uma matéria que achei relevante de alguma revista, uma série, e coisas assim. Não tudo de uma vez, mas nunca uma coisa só por vez. Essa será a maneira que vou usar para manter meu legado do outro site, então, dê uma passada por essas sessões de vez em quando. Como pode ver, será um blog 98% dedicado à música, e ainda terá mais 2% para coisas diversas.

Acho que isso é tudo no momento. Espero que gostem, e nos vemos em breve!

Comentários