DVD: A Show of Hands - Rush

Hoje vou fazer uma coisa especial pelo momento. Não vou ficar usando tom fúnebre, até porque estamos falando do Rush, e eu pretendo falar mais sobre eles neste meu novo endereço. Vamos então falar deste momento que mudou minha vida e a forma que eu enxergo música.

[] [] [] [] [] [] [] [] [] [] 10

Eu ia soltar uma outra coisa hoje no site, mas devido às circunstâncias, essa outra coisa vai ter que ficar para depois. Hoje eu vou falar desse show aqui do Rush que eu vi no começo dos anos 2000 e que me fez descobrir este trio fabuloso. Ironicamente, foi o primeiro show em DVD que eu vi na vida, DVD comprado na banca de jornal mesmo, na época em que vendiam esses DVDs nas bancas como água, e eu ainda o guardo aqui na minha coleção com carinho. Tenho o DVD e o CD do show, e é uma daquelas coisas que você faz questão de guardar em seu acervo para mostrar para seus filhos e netos, porque é um daqueles momentos mágicos que acontecem na história apenas uma vez, e jamais voltam a se repetir.

Este é um show do Rush que eu prometo a você, jamais esquecerá! Para mim, trata-se de um dos melhores shows que já foram registrados! Até mesmo a gravação em si dá aquela atmosfera oitentista. O show é de 1988 e o DVD foi lançado em 2002, e o repertório do Rush comprime em sua maioria o período de 1980 a 1987, ou seja, aquilo que eu pessoalmente chamo de a segunda metamorfose do Rush. Sim, porque o Rush foi uma banda que tem fases distintas. Eles são uma coisa nos anos 70, e outra coisa completamente diferente nos anos 80, 90 e 2000. Gosto muito de todas as fases, mas a dos anos 80 é especial para mim.

Remasterização de 2007
O DVD é de fácil navegação, tem legendas em português e em espanhol, uma galeriazinha de fotos, e reprodução em sistema NTSC para qualquer aparelho, portanto, é bem sucinto e foca mesmo no principal, que é a apresentação do trio de Rock Progressivo canadense. Este DVD que eu estou lhes apresentando não é o oficial lançado em 2007, é a transferência do laserdisc de 1989 para DVD que o selo HDI fez e lançou em 2002. Mas apesar da qualidade de vídeo e som da de 2007 ser sim melhor, porque é uma remasterização, a qualidade deste de 2002 também é muito boa, e na época que eu comprei na banca, era a única coisa que tinha.

Eu vou fazer uma coisa que eu não costumo fazer, mas devido à ocasião, eu vou colocar trechos do show aqui no texto, músicas que eu acho interessante você ver AGORA, ao invés de somente ler o que escrevo.

Ao iniciar o show, lá está o palco iluminado, e o que se ouve, é o clássico tema dos Três Patetas, que os caras adoravam tocar antes de começar a apresentação. Logo depois já se ouve os primeiros acordes da sensacional "The Big Money", para mim, esta música é um eterno clássico do grupo, forte, enérgica, e com os sintetizadores do Geddy Lee no talo! O Geddy sempre foi a parte mais dinâmica do trio, porque ele tocava baixo, teclados e ainda cantava, tudo ao mesmo tempo! O cara é realmente multitarefa.

Logo depois, a gente ouve a belíssima "Marathon", uma das minhas favoritas do trio! Esta eu faço questão de mostrar pra vocês!


Um outro destaque sensacional no show é a ótima "Manhattan Project", que eu também amo! É uma das músicas mais interessantes que o Rush escreveu nesse período, e como muitas das músicas do trio, tem fundo científico na letra. É fabulosa, e tem uma bridge atmosférica central que é um deleite sonoro. O melhor de tudo eram os filminhos que passavam no telão e que você acompanhava coim a música, eram de uma criatividade surpreendente, quem foi no show do Rush no Brasil em 2002 sentiu isso!

Depois dela, eles tocam a grande favorita de muita gente no Brasil, "Closer to the Heart", que é dos anos 70. Outro grande destaque é "Red Sector A" que tem um ritmo absolutamente contagiante e um arranjo fantástico; seguindo ela, eles tocam "Force Ten", uma rápida que eu também gosto muito, e seguindo essa, eles mandam "Mission". Este era o momento no show que eu ficava voltando a todo momento, dançando enquanto ouvia, repetindo a letra junto, é uma música que me fascinava muito, e que tem um final apoteótico. Coisa absolutamente maravilhosa, vou também deixar aqui para vocês verem já!


Entre mais alguns destaques, está mais uma que eu vou deixar aqui para vocês testemunharem, que é a combinação "YYZ" e "The Rhythm Method" feita muitas e muitas vezes pelo trio, e que conquistou tantos fãs que depois quiseram aprender a fazer as partes na guitarra, na bateria, enfim, influenciou tanta gente. Aqui eu vou pedir a vocês atenção especial ao baterista Neil Peart, não somente porque ele é a circunstância pela qual estamos falando de Rush hoje, mas porque o cara tocava absurdamente bem!! Tido como um dos maiores bateristas do mundo, Peart impressionava sempre com seus números excepcionais nas baquetas envolvendo os mais diversos recursos de percussão e ritmo. Apenas assista e fique com água na boca.


Por último, temos a setentista "The Spirit of Radio", uma música animadíssima, temos o tema do Macgyver no Brasil, que era "Tom Sawyer" e que fez com que muita gente conhecesse o trio canadense e temos uma medley de fechamento, onde eles tocam as excelentes "2112", "La Villa Strangiato", e a música "In the Mood", uma das primeiras composições da banda no início dos anos 70.

Um show maravilhoso, icônico mesmo, um show clássico, daqueles que você não pode morrer sem ver! O Rush teve muitos outros show memoráveis na carreira, incluindo a vinda ao Brasil em 2002, entre outros mais. Depois deste show aqui, a banda ainda lançaria muitos outros discos nos anos seguintes, até 2012 em que lançou seu último disco, o ótimo Clockwork Angels, encerrando assim sua carreira e se aposentando de vez.

Pra você que deseja alguma referência de disco do Rush para se iniciar na banda, eu recomendo a trilogia de compilações Retrospective de I a III. Essa trilogia vai lhe dar a noção inicial exata do grupo, e é um ótimo jeito de começar. Depois, assista este show. E já que estamos aqui pelo Neil, também recomendo as compilações que ele produziu em homenagem a Buddy Rich, chamadas Burning for Buddy, volumes I e II, de 94 e 97, em que Neil toca nas músicas "Cotton Tail" e "One O'Clock Jump".

Muito obrigado ao Rush por toda música e inspiração que nos deu ao longo dos anos, e em especial, muito obrigado ao já saudoso sem nem mesmo esfriar mestre Neil Peart, que nos deixou ontem aos 67 anos, mas que nos deu trabalhos femonenais e marcantes! Ao menos o mestre das baquetas teve tempo de terminar sua obra e nos deixar este legado maravilhoso. Não deixem de assistir este show, um show clássico e um dos melhores trabalhos do Rush.

A Show of Hands - DVD (2002)
(Rush)

Setlist:
01. The Big Money
02. Marathon
03. Turn the Page
04. Prime Mover
05. Manhattan Project
06. Closer to the Heart
07. Red Sector A
08. Force Ten
09. Mission
10. Territories
11. YYZ / The Rhythm Method
12. The Spirit of Radio
13. Tom Sawyer
14. Medley: 2112 / La Villa Strangiato / In the Mood
+ Galeria de fotos

Selos: HPI (2002) / Anthem-PolyGram (2007)

Rush é:
Geddy Lee: voz, baixo, teclado
Alex Lifeson: guitarra, violão
Neil Peart: bateria

Discografia:
- Clockwork Angels (2012)
- Snakes & Arrows (2007)
- Feedback (2004) - EP
- Vapor Trails (2002)
A Show of Hands - HPI edition (2002) - DVD
- Test for Echo (1996)
- Counterparts (1993)
- Roll the Bones (1991)
- Presto (1989)
- Hold Your Fire (1987)
- Power Windows (1985)
- Grace Under Pressure (1984)
- Signals (1982)
- Moving Pictures (1981)
- Permanent Waves (1980)
- Hemispheres (1978)
- A Farewell to Kings (1977)
- 2112 (1976)
- Caress of Steel (1975)
- Fly by Night (1975)
- Rush (1974)

Site oficial: www.rush.com

Comentários